Por que fazer o Caminho de Santiago?

26/07/2019

 A resposta a esta pergunta não é tão simples quanto parece. Ela é única e individual. Cada peregrino que já fez o Caminho vai ter a sua resposta e ela não é mais certa ou errada que a de outros peregrinos.

Muitos dirão que os motivos para fazer o Caminho passam por: viajar e conhecer lugares de uma maneira diferente, superar desafios (físicos e emocionais), evoluir espiritualmente, aprender a compartilhar, conhecer gente e culturas de vários lugares do mundo, praticar o desapego e a generosidade, entre muitos outros.

Estes já seriam motivos suficientes para fazer o Caminho, mas eu diria mais..., para mim, você deve fazer o Caminho de Santiago por que:

  • Você vai aprender a escutar e entender seu corpo, vai aprender a respeitar seus limites. Vai descobrir que além de física você precisa estar forte mental e espiritualmente, não precisa ter uma religião específica, mas precisa ter uma ligação com o Divino, porque tem momentos do Caminho, quando as tuas pernas não te obedecem mais, que é dali que vem a força para continuar e sair para caminhar mais um dia.

  • Você vai ver pessoas, paisagens e lugares incríveis, que se você passasse por eles de outra forma que não fosse caminhando, você não perceberia a beleza contida ali.

  • Você vai sentir o cheiro das flores, ouvir o canto dos pássaros e sentir o vento no rosto de uma maneira que você nunca antes sentiu.

  • Você vai chorar e rir, ficar alegre ou triste quando tiver vontade sem se importar se é o lugar certo ou errado pra isso ou se está com as companhias certas para mostrar suas emoções.

  • Você vai ficar feliz por ter um chuveiro quente e uma cama pra dormir e não vai se importar de ter duas trocas de roupa só para usar durante 42 dias.

  • Você poderá sentir dores, insuportáveis em alguns momentos, mas com o tempo vai perceber que elas passam e você fica mais forte e a experiência de fazer o Caminho é muito maior e sublima qualquer dor.

Eu poderia ficar aqui listando muitos outros motivos, mas estes são os meus motivos para fazer o Caminho, são as constatações da minha experiência e ela só vale pra mim.

Mas se você está com vontade de fazer o Caminho e precisa só de mais uma forcinha pra botar o pé na estrada, então o motivo principal você já tem, atenda o pedido do teu coração e vá realizar esse sonho sem se importar se vai voltar mais ou menos evoluído espiritualmente, mais ou menos generoso ou desapegado, simplesmente vá, viva, sinta e curta o caminho como se fossem teus últimos dias de vida e tenho certeza que a experiência será inesquecível e única.

Buen Camino!

Paulo Joel Monteiro